domingo, 23 de junho de 2013

Shiro-nuri (PT)

Olá!

Eu quero falar um pouco sobre esse estilo que se tornou popular recencemente, Shiro-nuri. É um pouco difícil encontrar informações concretas sobre ele, mas parece bem interessante então não quis deixar passar.
Shiro-nuri quer dizer "pintado de branco" e essa é, realmente, a característica mais forte desse estilo. O rosto (e, às vezes, o pescoço e mãos também) é coberto por maquiagem branca. Isso vem da pintura facial tradicional japonesa, usada por maiko, geisha e atores de kabuki. A versão moderna de shiro-nuri também pode incluir maquiagem elaborada nos olhos e maquiagem prostética como a utilizada em filmes de terror.



À esquerda, maquiagem shiro-nuri tradicional usada por uma geisha. À direira, a maquiagem no estilo de rua usado por Minori.

Fora o rosto branco, não existem "regras" para esse estilo, mas certamente existem alguns fatores em comum entre grupos. Por exemplo, a influência tradicional japonesa não aparece só na maquiagem: muitos que seguem essa moda vestem uniformes escolares japoneses vintage (gakuran, sailor fuku), uniformes inspirados no período da guerra e todos os tipos de kimono e geta.



Também existem aqueles que se inspiram em roupas ocidentais e outros estilos de rua japoneses. Já houve crossovers entre shiro-nuri e moda Lolita, Dolly-kei, Mori-kei, Decora, Cult Party kei e muitos outros, mas sempre tende a ser um estilo dark e extravagante. Minori, possivelmente a ícone shiro-nuri mais conhecida, tem um estilo que mistura um pouco de tudo, bem intrincado e misterioso.
Esquerda: Minori veste uma roupa influenciada por Cult Party kei;  Direita: Decora se mistura a shiro-nuri.





O grotesco também tem um grande papel em shiro-nuri. Isso inclui maquiagem de monstro, feridas de mentira, bocas rasgadas, roupas rotas como as de um zumbi, acessórios assustadores e looks inspirados em histórias de terror japonesas. Por causa disso, peças feitas à mão, vintage e alteradas são comuns.




A maioria das fotos eu tirei do TokyoFashion.com. Dâ uma olhada na tag de Shiro-nuri desse site! Eles também fizeram esse vídeo lindo com a Minori:



shironuri-wonderland.tumblr.com é um bom tumblr para fotos mais diversificadas.

Eu acho Shiro-nuri muito interessante, principalmente o estilo da Minori, que não tem esse elemento grotesco - é tão bonito! - e quando a maquiagem é usada com roupas mais simples e escuras. O que você acha? Usaria?
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraria ler seus comentários!

Contato

shirayukin@hotmail.com
juliana.pomon@gmail.com